A Gazeta: Totia Meireles busca versatilidade com a personagem zen


    Totia Meireles é direta nas principais diferenças entre ela e sua personagem Zambeze de “ Fina Estampa ”, da Globo. “ Não sou muito natureba. Mas o que empresto para a minha personagem é o bom humor. Ela é sempre positiva e é do tipo gostosa de ter por perto ”, derrete-se. No texto de Aguinaldo Silva, Totia interpreta a simpática dona de uma pousada e de um quiosque da praia. Lá, sua personagem faz massagem, meditações, tem sua própria plantação e ainda encontra tempo para aplaudir o pôr-do-sol ao lado do marido Álvaro, de Wolf Maya, e alguns amigos praieiros. “ Essa é uma personagem do bem que, mesmo na situação mais difícil, consegue ver o lado bom das coisas ”, completa.
   Acostumada a viver personagens com temperamento aguerrido, Totia tem se divertido com o jeito mais tranquilo de Zambeze. “ O meu último trabalho foi Divã . Lá, vivi uma mulher totalmente diferente, bem resolvida e moderna. Essa diferença é boa porque muda a forma de interpretar ”, compara ela, referindo-se a Tânia, dona de uma galeria de artes e melhor amiga de Mercedes, na série da Globo. Para Totia, esse tipo de exercício com papéis díspares é importante na construção e desconstrução de uma personagem. Com o intuito de ajudar na composição da tranquila Zambeze, a atriz resolveu fazer aulas de ioga. “ Quando terminava a aula, pensava em lembrar daquela sensação para levar para a minha personagem que é assim sempre ”, recorda, em tom de humor.
    Com 53 anos de idade e mais de 20 deles dedicados à carreira de atriz, Totia acredita ter encontrado o caminho para dar veracidade à sua personagem em “ Fina Estampa ”. “ Depois de um tempo, acabo sabendo o que a minha personagem vai responder e como é a reação dela em cada cena. Ela já está dentro de mim ”, exagera, aos risos.
    Para viver a zelosa Zambeze, Totia mudou o cabelo – colocou “ megahair ” – e ainda faz uma maquiagem para ficar mais bronzeada. “ Afinal, a minha personagem fica na praia.Mas eu não sou muito de areia ”, confessa ela, que é do tipo agitada, que sempre que pode corre, faz balé e musculação. “ Pelo menos quatro vezes por semana ”, gaba-se, entre risos. Essa “eletricidade ” toda também está presente durante suas gravações. “ Já teve vez em que eu dirigia o ângulo do Wolf em cena ”, brinca, referindo-se ao colega de cenas e diretor da novela Wolf Maya, que interpreta Álvaro, marido de sua personagem. Segundo a atriz, o amor entre os personagens é algo bem estruturado, apesar do jeito mulherengo de Álvaro. “ É como a Zambeze costuma dizer na novela, o Álvaro é uma ótima pessoa em um corpo não muito bom. Ele tem a alma legal, mas o corpo não ajuda muito. Mas eles se amam ”, defende.
     Totia Meireles garante ser muito crítica com seu próprio trabalho. “ Odeio tudo ”, revela, entre risos. Mas essa aversão acontece apenas quando está no ar. “ Quando passava a reprise de O Clone, falei: até que estava bacana, gostei dessa cena ’. Mas na época odiava tudo, como agora ”, entrega, em gargalhadas. Sobre o seu futuro profissional, Totia segue a linha do pensamento positivo. “ Quero entrar na novela da Glória Perez. Fico na torcida, pensando que vai acontecer, vai acontecer, e acaba acontecendo”, acredita.

0 comentários: